Orbetech - Página InicialFale Conosco
Conheça a Orbetech

Produtos

Thermact B

Introdução

As Usinas de açúcar têm usado o bagaço da cana-de-açúcar tradicionalmente para geração interna de vapor e energia. Devido à exigência crescente de todos os combustíveis de biomassa, usinas de açúcar estão olhando para o bagaço de cana-de-açúcar como outra fonte de geração de renda.
Qualquer quantidade de bagaço de cana-de-açúcar apurada acima da demanda durante a temporada, ajudará as usinas de açúcar a obter mais lucros vendendo-a para outras indústrias como a de papel, ou prolongando a co-geração e exportando mais energia durante um período de maior demanda.
A co-geração com caldeiras alimentadas por bagaço de cana-de-açúcar se tornou muito importante para a indústria açucareira. Confiança e eficiência se tornaram os fatores-chave para melhorar o desempenho. THERMACT-B, um aditivo multifuncional para bagaço de cana-de-açúcar, desenvolvido pela Abhitech, é o produto que ajuda a satisfazer as necessidades da Indústria açucareira reduzindo o consumo de bagaço de cana-de-açúcar. Os benefícios globais do uso de THERMACT-B são: a redução do custo operacional e o aumento da rentabilidade.

O que é THERMACT-B?

É um aditivo multifuncional para bagaço de cana-de-açúcar desenvolvido em parceria com IIT Bombay (Instituto de Tecnologia da Índia, Bombay). Todos os ingredientes usados em sua preparação são puramente orgânicos na natureza. Seu valor de pH é 7.6. Ele contém propriedades catalisadoras que ajudam na combustão completa do bagaço de cana-de-açúcar e aumentam a eficiência da combustão. Thermact-B não é prejudicial à parte metalúrgica da caldeira nem aos tubos.

Como THERMACT-B funciona?

Quando THERMACT-B é usado junto com o bagaço de cana-de-açúcar a temperaturas elevadas, as moléculas de THERMACT-B entram na grade estrutural das moléculas do bagaço. Devido a esta atividade, à temperatura elevada, uma mistura de Monóxido de Carbono (CO) e Hidrogênio (H2) - Vapor de água é produzida em maior quantidade, como na reação descrita abaixo:

O H2, formado, reage com o carbono para produzir Metano, que em oxidação libera calor extra.

Conseqüentemente, o uso de THERMACT-B permite ao operador trabalhar com uma taxa mais baixa de alimentação de bagaço de cana-de-açúcar sem interferir nos parâmetros do processo.

Benefícios do uso de THERMACT-B.

As usinas de açúcar que usam THERMACT-B confirmaram sua efetividade e informaram um aumento da eficiência na combustão de aproximadamente 5%, o que indica um funcionamento mais eficiente das caldeiras e conseqüentemente uma redução no consumo de bagaço de cana-de-açúcar. Outros benefícios incluem a redução das partículas de cinza pesada e cinza leve e também redução na formação de escória, se houver. Os resultados de uma combustão eficiente e completa do bagaço de cana-de-açúcar com a presença de THERMACT-B são evidentes nos efeitos positivos dos parâmetros a seguir.

Eficiência na combustão / Nível de oxigênio

Nível de CO PPM / Excesso de ar

THERMACT-B reduz os resíduos não queimados nas cinzas leves


A cinza leve é preta e pegajosa e contém uma quantia considerável de resíduos não queimados. 


Sem Thermact B:

Com Thermact B:

A cinza leve é um pó limpo que flui livremente. A cor cinza da cinza leve indica menos resíduos não queimados.
A redução nos resíduos não queimados é de aprox. 30 – 50%

THERMACT-B reduz os resíduos não queimados nas cinzas pesadas


A cinza pesada normalmente é escura, o que indica presença de carbono não queimado

Sem Thermact B:

Com Thermact B:

A cinza pesada fica clara, o que indica ausência de carbono não queimado devido à combustão eficiente.

THERMACT-B reduz os depósitos de escória como também a sua formação


Escória pesada e dura

Sem Thermact B:

Com Thermact B:

Escória leve e em quantidade reduzida.

THERMACT-B aumenta a eficiência da combustão


A cor da chama é escura indicando uma temperatura mais baixa e uma combustão incompleta. 

Sem Thermact B:

Com Thermact B:

A cor da chama é laranja luminosa/amarelo-dourado o que indica uma temperatura mais alta e uma combustão completa, a estabilidade da chama é melhorada. As emissões em formas gasosas e sólidas são reduzidas, assegurando a operação contínua da planta.
Com uso de THERMACT-B, a qualidade do vapor em termos de pressão e temperatura é mantida constante.

Vantagens de THERMACT-B

  • Aumento na temperatura do vapor
  • Redução no excesso de ar
  • Redução nos resíduos não queimados das cinzas leves
  • Redução nos resíduos não queimados das cinzas pesadas
  • Aumento na eficiência da combustão
  • Redução no custo operacional da caldeira
  • Continuidade na geração de energia
  • Redução de fumaça e emissão de gases
  • Redução de monóxido de carbono no APH
  • Melhora na cor da chama e sua propagação
  • Redução no depósito de escória e sua formação
  • Continuidade nas operações da caldeira sem oscilações

Dosagem de THERMACT-B

THERMACT-B é adicionado diretamente ao bagaço de cana-de-açúcar no espagedor de bagaço na proporção de 1:15 ou 1:20 toneladas em base de peso por peso. Ex.: A dosagem de THERMACT-B indicada é de 1 kg para cada 15 ou 20 toneladas de bagaço de cana-de-açúcar. THERMACT-B está disponível em embalagens com 15kg.

Imprimir
Indique para um amigo