Orbetech - Página InicialFale Conosco
Conheça a Orbetech

Produtos

Thermact

Introdução

O custo de combustível no setor de geração de energia forma a principal parte do custo total de produção da eletricidade. Com a escalada continua do preço do carvão e dos combustíveis, o custo da geração de eletricidade tem aumentado significativamente. Os níveis elevados de resíduos não queimados em cinza leves, SPM (Partículas Suspensas) e SOx são os principais problemas para indústria de geração de energia no ponto de vista ambiental. Neste cenário, a necessidade do momento é reduzir o custo do combustível como também os níveis de emissão de gases poluentes.

THERMACT, um aditivo multifuncional para combustíveis sólidos, desenvolvido por IIT (Instituto de Tecnologia da Índia - Mumbai), é o produto que satisfaz esta necessidade.

O que é THERMACT?

É um aditivo multifuncional em pó, especialmente desenvolvido para melhorar a eficiência da queima de combustíveis sólidos usados em diversas indústrias: Termelétricas, Aço, Cimento e outras indústrias pesadas. Também reduz os problemas relacionados à combustão e os custos associados à geração de energia.

THERMACT contém propriedades catalisadoras que ajudam em uma melhor combustão do carvão, reduzindo a emissão de partículas de resíduos não queimados e a fumaça escura.

Perda de calor em plantas termelétricas

O Carvão que é pulverizado na câmara de combustão da caldeira contém umidade estrutural em média de 3 - 8%. Na zona de combustão, esta umidade estrutural é superaquecida e convertida em vapor que deixa a chaminé, resultando em uma perda de calor sensata e oculta.

Princípio de funcionamento de THERMACT

Na câmara de combustão, o carvão está no estado plasma de combustão à elevada temperatura. Os componentes catalisadores de THERMACT entram nesta estrutura e quebram a umidade estrutural (H2O) produzindo sínteses de gás (Syngas) principalmente compostas de Monóxido de Carbono e Hidrogênio.

As sínteses de gás (Syngas) combustíveis (CO e H2) sofrem oxidação subseqüente para gerar mais calor. O Hidrogênio presente nas sínteses de gás (Syngas) combina com o carbono do carvão para produzir Metano, que em oxidação adicional gera mais calor e, então, ajuda a melhorar a combustão do carvão.

Com o uso de THERMACT, o calor, que era desperdiçado anteriormente pela perda de calor sensata e oculta através de vapor superaquecido, agora é utilizado na câmara de combustão. Ao mesmo tempo, a conversão da umidade estrutural em sínteses de gás (Syngas) ajuda a gerar mais calor. Ambos fatores melhoram a eficiência da combustão na caldeira.

Benefícios do uso de THERMACT

Observações:

 

Após o uso de THERMACT, é notável uma redução significativa na fumaça. Não há nenhum rastro de fumaça "preta" para indicar descarga de fuligem, cinzas leves, SPM (Partículas Suspensas) ou volatilidade perdida, confirmando assim a combustão completa do carvão.

A cinza leve normalmente é pegajosa, contém uma considerável quantia de resíduos não queimados e umidade. Após o uso de THERMACT, a cinza leve se torna um pó limpo, livre de umidade e flui livremente. A cor leve da cinza indica menos resíduos não queimados como resultado de uma combustão eficiente e completa do carvão.

A cinza pesada normalmente é escura, o que indica presença de carbono não queimado devido à combustão incompleta. Após o uso de THERMACT, a cinza pesada fica clara, o que indica ausência de carbono não queimado devido à combustão eficiente.

Antes da adição de THERMACT, depósitos de escória de carvão podem ser vistos nos tubos da caldeira. Depois do uso de THERMACT, uma considerável redução nos depósitos de escória de carvão pode ser notada. Isso favorece uma melhor transferência de calor, aumentando assim a eficiência da caldeira.

No mecanismo de combustão normal, o laranja-avermelhado da chama indica a presença de cinza e outras partículas estranhas não queimadas que impedem o transporte radioativo de ondas de calor, diminuindo a eficiência térmica da caldeira e criando outras complicações produtivas. Após o uso de THERMACT, como os gases CO, H2 e CH4 produzidos do carvão são limpos, altamente caloríficos e produtos inflamáveis, capazes de atingir 100% de oxidação, a cor da chama muda para amarelo luminoso o que indica uma combustão eficiente.

Conseqüentemente, determinadas as mesmas contribuições, tecnologia, condições operacionais e propriedades do carvão, o uso de THERMACT assegura uma combustão do carvão completa e produz mais calor.

Vantagens do uso de THERMACT em plantas termelétricas

  • Redução no consumo de carvão
  • Redução dos resíduos não queimados de carvão na cinza leve e na cinza pesada.
  • Câmara de combustão mais limpa
  • Os tubos da caldeira permanecem limpos
  • A caldeira pode ser operada com menor quantidade de ar
  • Redução de poluentes prejudiciais
  • Continuidade nas operações da planta

Dosagem de THERMACT

THERMACT pode ser adicionado diretamente na câmara de combustão na proporção de 1:15 toneladas em base de peso por peso. Ex.: A dosagem de THERMACT indicada é de 1 kg para cada 15 toneladas de carvão. THERMACT está disponível em baldes de polietileno com 15kg.

Imprimir
Indique para um amigo